31/07/2018
O estudo Observador Cetelem eCommerce 2018 revela que o comércio eletrónico em Portugal está a crescer, com cerca de 32 % dos portugueses a fazerem compras através da internet.
A principal vantagem do comércio eletrónico apontada pelos inquiridos é a comodidade associada a este meio e o facto de contribuir para evitar deslocações às lojas. Já entre os pontos menos positivos, o destaque vai para a dificuldade em fazer devoluções e o tempo de espera até à receção do produto.
O estudo Observador Cetelem traça também o perfil do consumidor online: tem entre 25 e 44 anos, integra a classe média alta e é do sexo masculino. A maioria dos consumidores afirma ainda fazer as suas compras a partir de casa, com apenas um terço a confessar que o faz no seu local de trabalho.
Quanto às plataformas utilizadas para as compras, 81% dos inquiridos afirma fazer as suas aquisições nos sites das marcas e uma percentagem significativa utiliza os chamados sites agregadores, como a Amazon ou o Ebay.
O facto de 68% dos consumidores portugueses ainda não fazerem compras online explica-se pela realidade da sociedade portuguesa: temos uma população mais envelhecida, com menor possibilidade de acesso à tecnologia, em especial para aqueles que residem fora dos grandes centros urbanos.
Mais informações disponíveis aqui: